PERFIL


Leonice da Paz é a única mulher a ocupar uma cadeira na Câmara entre os 33 vereadores eleitos até 2012. Ela também ocupa a terceira secretaria da Mesa Diretora durante o biênio 2011 – 2012, cargo nunca ocupado por uma mulher. É presidente da Comissão Permanente da Mulher e membro titular de outras quatro comissões: Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Participativa, Mobilidade Urbana e Planejamento Viário e Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente.

Atualmente, Leonice é secretária geral do Diretório do PDT de Campinas, líder da bancada do partido na Câmara, presidente da AMT (Ação da Mulher Trabalhista) do PDT e presidente nacional da Fenasp-Mulher (Frente Nacional de Ação Social e Política) e secretária executiva da FENASP, que desenvolve ações pela vida e contra qualquer tipo de violência (doméstica, contra as mulheres, pedofilia, infanticídio, entre outros)

História de vida
Leonice da Paz é daquelas mulheres que sempre serão lembradas pela perseverança e pelos muitos espaços que conquistou num universo ainda dominado pelos homens.

Nasceu e cresceu no Jardim Capivari, bairro da periferia de Campinas. Aos 11 anos de idade precisou trabalhar como babá, função que a permitiu ajudar no apertado orçamento familiar. Trabalhou em uma emissora de rádio, onde fez amigos que participam de sua vida até hoje, e em várias outras empresas como auxiliar de administração. Os empregos garantiram o pagamento dos estudos.

Formada em Magistério no tradicional Colégio Carlos Gomes, da rede pública de ensino, decidiu fazer a faculdade de Letras, na PUC Campinas, e contou apenas com o próprio esforço para pagar as mensalidades. Com os diplomas em mãos, ministrou aulas em diversas escolas estaduais. Depois, abriu uma nova oportunidade de carreira, quando concluiu o curso de desenho arquitetônico na Escola Arquimedes.

Passou a trabalhar como profissional liberal na área de regularização de obras e documentos junto aos órgãos públicos. Começou, então, a ter mais interesse a assuntos ligados à administração pública, mas sem qualquer pretensão política.

Em 2004, após desenvolver uma série de trabalhos sociais e voluntários, recebeu convites para se candidatar como vereadora e decidiu aceitar o desafio. Apesar de ainda sem experiência, recebeu a confiança de quase quatro mil pessoas e foi eleita vereadora de Campinas, cargo que transformou sua vida.

Leonice passou a liderar trabalhos voltados às mulheres, sempre em busca da redução dos índices de violência contra o sexo feminino. Assumiu como própria, a luta contra a pedofilia e, desde então, busca soluções para este crime que considera um dos mais graves da sociedade. Em 2008, foi eleita em seu segundo mandato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.