quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

COAR DE CAMPINAS E SEU CRONOGRAMA DEFINIDO

Bruno Sgambato

O novo coordenador da Coordenadoria de Administrações Regionais (Coar), João Batista de Toledo Guedes, já definiu as prioridades a ser executadas, conforme cronograma já estabelecido, que promove a manutenção nos bairros e distritos da cidade.

E logo ao assumir o cargo, no dia 29 de dezembro de 2011, Guedes convocou os diretores das Administrações Regionais para fazer uma radiografia de cada regional. A intenção foi obter o maior número de informações para que fossem priorizados diversos serviços de manutenção, dentro de um cronograma preestabelecido, voltado para esta época do ano em que as chuvas são mais intensas.

De acordo com Guedes, os trabalhos de manutenção rotineiros continuam sendo executados nos bairros e distritos, porém algumas atividades acabam sendo essenciais neste período, como a limpeza de bocas de lobo, operação tapa buracos, podas de árvores e remoção de galhos, em parceria com o Departamento de Parques e Jardins (DPJ). “De novembro até meados de março, intensificamos os serviços que se tornam problema em razão das chuvas. A partir de abril, quando entramos na estiagem, damos continuidade à revitalização das praças e recuperação de calçadas”, explicou.

A manutenção da cidade é feita pelas 14 Administrações Regionais, além das subprefeituras nos distritos de Barão Geraldo, Joaquim Egídio, Nova Aparecida e Sousas – todas subordinadas à Coar. Os funcionários trabalham de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, com equipes de plantão nos finais de semana, acionadas em casos emergenciais.

As Administrações Regionais atendem também a população em suas sedes, sendo que as reclamações também podem ser feitas pelo telefone 156.

Desde o início deste mês, o prefeito Pedro Serafim já visitou quatro ARs (1,7, 10 e 13), com o objetivo de obter um relatório sobre os principais problemas e necessidades de cada regional. Com isso, está sendo delineada uma radiografia dos problemas estruturais relacionados aos maquinários, funcionários e sedes, que servirão para que a Administração estude alternativas para suprir as necessidades.

Manutenção nos bairros

As Administrações Regionais e subprefeituras são responsáveis pela execução de diversos serviços, como manutenção e construção de galerias fluviais, limpeza de guias vias e canteiros centrais, limpeza de bocas de lobo, praças e áreas públicas, manutenção das estradas vicinais e vias sem pavimentação, operação tapa buracos e limpeza de córregos.

Todos esses serviços são realizados por funcionários das regionais, juntamente com os reeducandos do programa Portas para a Liberdade, além da parceria com os departamentos de Parques e Jardins (DPJ) e Limpeza Urbana (DLU).

As regionais e subprefeituras contam, ainda, com maquinários para a realização dos serviços citados acima, como retroescavadeira, pá carregadeira, motoniveladora, trator esteira, escavadeira hidráulica, caminhão irrigadeira, rolo compactador, roçadeiras e caminhões basculantes. De acordo com Guedes, “90% do maquinário utilizado é terceirizado”.

Nova direção

Apesar de ter assumido o cargo de coordenador da Coar no final do ano passado, João Batista de Toledo Guedes tem uma longa trajetória de serviços prestados ao Poder Público e possui vasto conhecimento sobre a rotina e os problemas de manutenção na cidade.

Na Administração municipal, na década de 70, Guedes ocupou diversos cargos, sempre relacionados à área de serviços de manutenção da cidade. O novo coordenador já atuou na função, que assumiu agora, entre 1983 e 88, também como Secretário de Ação da Regional Leste, diretor da macrorregião Sudoeste, Administrador Regional, além de ter sido vereador entre os anos de 88 e 92.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.